Educação financeira

Há uns dias atrás peguei para folear um livro clássico, Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o qual já havia lido há anos. No entanto passando os olhos pelo prefácio me deparei com várias frases que considero importantes, principalmente porque reflete a minha realidade. São comuns pessoas com graduação completa, instruídas, que possuem pouco conhecimento dos princípios básicos da contabilidade e do investimento.

O fato de não recebermos na formação educacional básica a devida ênfase à poupança mostra que temos uma preocupante falta de instrução financeira.

“A educação é o fundamento do sucesso. Da mesma forma que as habilidades acadêmicas são importantes, as habilidades financeiras e de comunicação também o são.”

O GNUCASH permite que sejam conciliados vários fins, primeiramente o controle do dinheiro que se tem. Complementarmente podemos citar a possibilidade fornecida pelo programa de lidar com clareza e facilidade com os assuntos de contabilidade e investimentos. O conhecimento desta ferramenta certamente irá proporcionar ao usuário o entendimento destes fundamentos que nos acompanham no dia a dia.

Anúncios

Sobre Andre Mateus
Sou profissional da área de tecnologia e engenharia. Gosto de assuntos que contribuam para a compreensão dos ambientes que vivemos.

9 Responses to Educação financeira

  1. Talita says:

    Mateus,boa noite,estou começando a usar o gnucash e tenho varias duvidas,gostaria de saber se ha algum treinamento,curso ou consultor para me auxiliar com esta ferramenta,pois até agora só me confundiram ao inves de me ajudar.

    • Andre Mateus says:

      Oi Talita,
      Você está utilizando o GNUCASH para contrle de finanças pessoais ou para o controle de pequenas empresas?
      Neste blog estão disponíveis todas as informações que podem ajudar no uso do software. Minha recomendação é que vc começe a leitura a partir dos posts mais antigos com progresso acompanhando a linha do tempo. Em outras palavras: os artigos são ‘cumulativos’ e o mais antigos servem de base para os próximos.
      São ministrados treinamentos e workshops sobre esta ferramenta. Fique atenta ao blog que vamos divulgar a próxima turma, que deve acontecer nos próximos meses.
      Abraços,

  2. eduardo says:

    Olá Mateus,
    Como eu posso programar as contas fixas no contas à pagar?
    Por exemplo: tenho um funcionário. e quero que o gnucash me lembre qual é o dia do pagamento dele. Vou lá e lanço um novo Vale para este pagamento.

    Mas como é que posso programar esses vales para o ano todo de uma vez só?

    obrigado

  3. Julliano da Silva Otoni says:

    Andre,
    Bom dia, achei muito bom as informações sobre o GnuCash, postas aqui, estão sendo de grande valia ao meu dia dia. Gostaria de fazer uma pergunta sobre o sistema de trabalho do GnuCash, hoje utilizo ele no regime de fluxo de caixa e gostaria de passar utiliza-lo pelo regime de competência, ele me dá suporte a este outro modelo contábil, como posso estar utilizando ele no regime de competência? agradeço desde já a atenção e parabens pelas preciosas informações que compartilhas aqui. – obrigado – Julliano S. Otoni

    • Julliano da Silva Otoni says:

      Andre,
      Bom dia, mais uma pergunta, estou utilizando o GnuCash em banco de dados MySql, mas todas as vezes que o abro ele diz não conseguir aceso exclusivo, você poderia me dizer se ele pode ser usado como multiusuário ou ele deve ser acessado apenas um usuário por vez? pois estou precisando que mais de um usuário tenha acesso ao mesmo tempo para lançamentos de despesas de setores diferentes.Sei que ele não tem niveis de acessos a usuários. – obrigado mais uma vez – Julliano S. Otoni

      • Juliano,
        O Gnucash permite apenas um acesso, ou seja, acesso exclusivo para um usuário. Utilizando uma base de dados MySQL, vários usuário poderão ler os dados, mas não é garantida consistência se mais de um realizar lançamentos.
        Para que se permita o lançamento por mais de um usuário simultaneamente, seria necessário o desenvolvimento de interfaces dedicadas para este fim exigindo muito conhecimento e também muito tempo de profissionais especializados em programação (desenvolvimento de sistemas).
        Abraços,

    • Andre Mateus says:

      Juliano,
      Esta é uma pergunta sobre um assunto nada trivial. Para ser sincero contigo, eu não tive contato intenso com estes termos até a pouco tempo atrás, portanto posso não conseguir ajudar muito com a dúvida. Mas vou escrever o que entendo sobre o tema:
      O regime de competência permite que o desempenho contábil seja realizado sobre um exercício completo. Já o regime de caixa permite a visualização da quantidade de dinheiro que existe no caixa, em um dado momento. Portanto, são formas diferentes de análise que levam em consideração informações diferentes. Para a análise do regime de competência é necessário que o reconhecimento das receitas e gastos respeitem as premissas, por exemplo, de geração de passivo quando realizada uma despesa ou a diminuição do ativo quando transferido para terceiro. Mas são termos contábeis difíceis e não claros.
      Em um site do Sebrae PR (http://www.mundosebrae.com.br/2010/02/regime-de-caixa-x-regime-de-competencia/) encontrei uma explicação mais resumida e de fácil compreensão. Lá diz:
      REGIME DE CAIXA – Neste critério de avaliação, analisa-se o fluxo de caixa no período, ou seja, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários
      REGIME DE COMPETÊNCIA – Neste critério de avaliação, analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de venda com os respectivos custos para sua realização
      PORTANTO…
      * Não avalie sua empresa pela simples percepção da falta ou sobra de dinheiro no caixa!
      * É necessário montar um demonstrativo de resultados no período para verificar tecnicamente se ocorreu lucro ou prejuízo!
      * Também é necessário montar um demonstrativo do fluxo de caixa deste mesmo período para verificar a sobra ou falta de dinheiro!
      IMPORTANTE…
      * Os dois demonstrativos devem ser elaborados periodicamente, sendo que, cada qual lhe apresentará um resultado específico
      * Aquele que demonstra o resultado através do lucro ou prejuízo, demonstra o seu desempenho pelo REGIME DE COMPETÊNCIA, e, aquele que demonstra o resultado através do saldo em caixa, demonstra o seu desempenho pelo REGIME DE CAIXA
      SAIBA QUE…
      * Estes dois demonstrativos são independentes e devem ser elaborados periodica e simultaneamente
      * Os resultados não deverão ser coincidentes, salvo por uma extrema coincidência ou quando se tratar de baixíssimo volume negociado no período
      * Ambos (demonstrativos) deverão ser seus referenciais para tomadas de decisões sobre: estabelecer política de prazos para recebimentos e para pagamentos, evidenciar maiores esforços de vendas, estabelecer políticas de compras, …

      Minha conclusão é que o GNUCASH permite que se tenham ambas as análises, basta serem lançados os dados que serão analisados dos demonstrativos de resultado e de fluxo de caixa.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

    • Carlos D. says:

      O único que achei sobre competência é este material: http://lists.gnucash.org/pipermail/gnucash-br/2007-September/000069.html

      A informação da competência é utilizada para gerar o DRE (Demonstrativos de Resultados do Exercicio) que me fornece informação de lucro/perda das operações geradas em um período ou a viabilidade econômica. É a contrapartida do fluxo de caixa (viabilidade financeira).

      Seria interessante saber como preparar o DRE.
      Em esta página (https://amgava.wordpress.com/?s=DRE) tem a seguinte informação:

      “O relatórios Folha de Balanço (encontrado no menu Relatórios | Ativos & Passivos | Folha de balanço) é o equivalente ao demonstrativo de resultado de exercício conhecido como DRE.”

      Falta saber agora se ambas as informações são compatíveis e não duplicam lançamentos no DRE/Folha de Balanço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: