Recebimento de Salários considerando Adiantamento – Transações Divididas

Este material tem o objetivo de exemplificar o controle dos recebimentos dos salários em situações que o empregador fornece adiantamento prévio. Boa leitura.

No artigo que fala das Transações do GNUCASH, tratamos das transações divididas. Este tipo de transação é bastante usual quando se tem uma única saída de uma conta de ativo que representa várias despesas, por exemplo, o pagamento de várias notas fiscais (compra de materiais de escritório, despesa de viagem com hospedagem faturada, etc.) com a emissão de um único cheque. Assim, é possível destinar cada despesa com seu respectivo valor.

Uma questão que surgiu no fórum do Gnucash-br certa vez foi a de como considerar o recebimento de adiantamento do salário já que a receita não poderá ser contabilizada uma duplicidade de recebimentos (bom seria se recebêssemos em dobro).

Para solucionar esta questão e mantermos a rastreabilidade do recebimento e todos os encargos que o assalariado tem, utilizamos transações simples e transações divididas. Vejamos como fazer.

Plano de contas

Consideremos o seguinte plano de contas como o suficiente para o lançamento das despesas e receitas relacionadas ao recebimento do salário:

  • Ativo
    • Banco
      • Conta Corrente
  • Despesa
    • Desconto Auxilio Alimentação
    • Desconto Assist. Odontológica
    • Desconto Assist. Médica
    • Tributos
      • INSS
      • IRRF
  • Receita
    • Salário

O plano de contas criado deve ficar semelhante a este:

Cenário

É comum as empresas realizarem o pagamento do adiantamento do salário em uma data intermediária daquelas previstas para os vencimentos. Neste nosso exemplo vamos considerar que o adiantamento foi recebido pelo assalariado no dia 20 do mês anterior e que o recebimento do salário foi feito no dia 5 do mês atual.

O valor do salário é de $2500 e o adiantamento será de $1250.

Para realizarmos os lançamentos vamos assumir o seguinte holerite referente ao recebimento do salário.

HOLERITE

Proventos 05/mai/2012:

Salário

$ 2.500,00

Total de receitas

$ 2.500,00

 

Descontos 05/mai/2012:

Desconto Auxílio Alimentação

$ 30,00

Desconto Assist. Odontológica

$ 14,50

Desconto Assist. Médica

$ 35,00

Desconto INSS 11%

$ 275,00

Desconto IRRF 7,5%

$ 44,10

Adiantamento Salário

$ 1.250,00

Total de descontos

$ 1.648,60

 

05/mai/2012.

Líquido (a receber)

$ 851,40

 

OBS: não é o foco deste artigo discutir as alíquotas e resultados de retenções dos salários no Brasil. Os valores aqui são para ilustração do exemplo.

Vamos agora efetuar o lançamento do adiantamento:

Figura 1: janela de transações da conta corrente com a incidência do adiantamento do empregador

Vamos também supor que no próximo dia útil um lançamento foi realizado com saída da conta corrente para depósitos em conta de poupança. Teremos que criar uma conta poupança no grupo de Ativos para receber esta transferência.

No dia do recebimento do salário, recebemos o holerite do departamento de recursos humanos da empresa contendo as informações listadas acima. Agora é a hora que deveremos realizar a transação dividida contemplando todos os lançamentos envolvidos. Alguns pontos que remetem à natureza das contas, descrita de forma introdutória no artigo Contas – Natureza de cada um dos tipos, devem ser observados nesta transação.

Outra observação para este lançamento é a alteração na forma que o GNUCASH mostra os termos formais da contabilidade nas colunas dos valores lançados e não o termo exibidos por padrão. Esta alteração é realizada na caixa de Preferências, a partir do menu Editar e se torna importante porque nos permite visualizar o lançamento sendo realizado em relação a conta que estamos trabalhando. Abra a aba Contas e marque a opção Utilizar termos formais de contabilidade. Entendo que esta explicação pode se mostrar abstrata por hora, mas tentaremos explicar ao longo do exercício.

Figura 2: caixa de preferências do Gnucash

Vamos adiante. Na janela de transações da conta Ativo:Banco:Conta Corrente realize os lançamentos baseados no holerite mostrado acima. Perceba que para cada lançamento é incidido um valor correspondente nas respectivas contas. Portanto, os operadores de Débito e Crédito nos rótulos das colunas servem para orientar os valores lançados que afetarão a conta com os débitos ou créditos nas contas em questão.

Figura 3: lançamentos em uma transação dividida na janela da conta corrente

Obrigado pela leitura.

Anúncios

Sobre Andre Mateus
Sou profissional da área de tecnologia e engenharia. Gosto de assuntos que contribuam para a compreensão dos ambientes que vivemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: