GNUCASH – Múltiplas Moedas (3 de 5)

Neste artigo pretendo trazer algumas informações referentes aos procedimentos de registrar compras de ativos utilizando moedas estrangeiras.

Registrando compras com moedas estrangeiras

É possível fazer isso de duas diferentes maneiras:

  1. Usar a funcionalidade de taxas de cambio existente no GNUCASH para fazer as transações entre contas. Isto é principalmente utilizado para transação que aconteça uma vez e não para as quais acontecem regularmente.
  2. Usar contas separadas para esta compra onde todas as contas envolvidas usam as mesmas moedas. Este é o método recomendado uma vez que isto permite rastrear e acompanhar muito melhor. Desta forma é realizada uma transação de câmbio e depois disso é realizada uma transação normal.

Vamos concentrar as explicações do artigo na forma 2.

Compra de um ativo com moeda estrangeira

Trabalharemos com o Real (BRL) como a moeda padrão e o Dólar Americano (USD) como sendo a moeda estrangeira. Digamos que você vá passar um trimestre de intercambio estudantil em Chicago. Você decide comprar um carro lá para ganhar autonomia nos deslocamentos. Para isso você abre uma conta em um banco local transferindo uma quantia para esta conta.

Para registrar isto no GNUCASH vamos usar a seguinte estrutura de contas:

  • Ativos (BRL)
    • Ativos atuais (BRL)
      • Banco Brasileiro (BRL)
      • Banco Americano (USD)
    • Ativos imobilizados (BRL)
      • Veículo (USD)
  • Patrimônio Líquido (BRL)
    • Saldos iniciais (BRL)
      • BRL (BRL)

Nota: a moeda de cada conta é mostrada entre parêntesis.

Primeiro é realizada uma quantia para a conta Americana e você usa a conta do banco brasileiro (com saldo inicial de $50.000). O banco fornece uma taxa de cambio de BRL 1 = USD 0,5, mas cobra um tarifa de $200 para a transferência do dinheiro.

Janela principal com a estrutura básica do Plano de Contas.

Transferência de dinheiro para EUA.

Selecione a linha da transação para o banco americano ($9.800,00) e clique com o direito selecionando a opção Editar a taxa de câmbio.

Uma caixa de diálogo onde a taxa de câmbio em uma transação de moedas é especificada.

Como Taxa de Câmbio lance a taxa 1 USD = 2 BRL, isto é, no campo lance o valor 0,5 para que a equação seja verdadeira. Pressione OK e então salve a transação dividida. Abaixo está como agora se parece a janela com o plano de contas.

Plano de contas antes da compra do veículo.

Você encontra o veículo pela barganha de USD 4.400,00 e decide compra-lo. Para gravar a transação no GNUCASH você precisará lançar uma transação simples de saque em Ativo:Ativos atuais:Banco Americano no valor de $4.400,00 com transferência para Ativo:Ativos imobilizados:Veículo.

Plano de Contas depois da compra do veículo.

O plano de contas agora reflete que a conta bancaria foi reduzida no valor do veículo (USD 4.400) e que a conta de Ativos imobilizados Veículo foi acrescida com o mesmo montante. Se você também ativar a coluna Total (BRL) você verá o valor correspondente em BRL. O valor em BRL sempre refletirá a última taxa de câmbio atualizada, tanto manual quanto automaticamente, presente no GNUCASH.

Também é possível fazer o rastreamento de compra de ações precificadas em moedas estrangeiras, mas este assunto será tema de artigos futuros.

Anúncios

Sobre Andre Mateus
Sou profissional da área de tecnologia e engenharia. Gosto de assuntos que contribuam para a compreensão dos ambientes que vivemos.

3 Responses to GNUCASH – Múltiplas Moedas (3 de 5)

  1. Daniel says:

    Andre, como posso modificar o idioma no gnucash?

    • Andre Mateus says:

      Caro Daniel,
      O GNUCASH não traz uma opção para mudança de idioma. Esta já foi até uma questão levantada no forum dos usuários internacionais do sistema. O que acontece é que no momento da instalação o software coleta a variável da localização que se está definida pra o sistema operacional.
      Uma particularidade: se você instalou uma vez o GNUCASH em um SO que estava definida localização EUA e depois mudou a variável do SO para Brasil, será necessário apagar os arquivos ocultos de configuração criados pelo GNUCASH localizados na pasta de documentos.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  2. edu says:

    Copie o arquivo C:\Program Files (x86)\gnucash\etc\gnucash\envinronment para outro e altere-o adicionando ao final as seguintes linhas:

    LANG=pt_BR
    LANGUAGE={LANG}

    e deixe depois renomear o original para outro nome e a copia deixar com o nome do original.

    Espero que ajude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: