Sobre Andre Mateus
Sou profissional da área de tecnologia e engenharia. Gosto de assuntos que contribuam para a compreensão dos ambientes que vivemos.

12 Responses to GNUCASH no Ano Novo – Fechar Balanço

  1. Andre,
    estou iniciando meu controle financeiro com o GnuCash, comecei a entender o funcionamento da ferramenta através de sua série de artigos, excelente iniciativa.
    Tenho uma dúvida, fora do escopo deste artigo, caso ache pertinente:
    Como eu poderia controlar meu vale restaurante?
    O vale, no meu caso, trata-se de um cartão no qual todo mês meu empregador deposita uma quantia.
    Desde já agradeço!

    • Andre Mateus says:

      Boa noite Geovane,
      Minha sugestão é você ter uma conta de ativo com as transações de despesas e disponibilização de benefícios. As despesas você registra a contrapartida na conta tipo ‘despesa:refeição fora’ ou outra de compra de alimentos. Já a disponibilização do benefício, feita pelo empregador, você deve registrar a contrapartida em uma conta do tipo receita.
      Espero que seja uma dica útil.
      Abraços,

  2. Luciana says:

    Boa noite Andre, sou usuária do Finance Desktop e comecei a sentir necessidade de ferramentas mais avançadas de controle, por isso estou migrando para o Gnucash. Seus tutoriais são fundamentais para o entendimento do programa e para começar os lançamentos. Muito obrigada pela ajuda e generosidade em dividir com todos estes conhecimentos!

    Queria ainda tirar uma dúvida: neste tópico de fechamento, você cita que este geralmente é feito ao final do ano, certo?! Bom, eu gosto de fazer um “fechamento” mensal de minhas contas. Sou autônoma e meu esposo também, e desta maneira consigo obter médias mensais de nossas receitas, bem como de nossas despesas, procurando adequar o orçamento em cima destas médias. Seria viável fazer esta operação de fechamento que você cita neste artigo a cada fim de mês?! Traria algum problema para os próximos lançamentos?! Obrigada!

  3. Luciana says:

    Vou aproveitar e tirar mais uma dúvida: é possível colocar senha no arquivo?! Procurei nas configurações e na ajuda e não achei nada sobre isso…. Mais uma vez, obrigada!

    • Andre Mateus says:

      No formado XML de armazenamento, ou seja, quando você salva seus dados em arquivo .GNUCash, não é possível proteger com senha. No entanto, se você optar pelo uso de banco de dados SQL (com MySQL, Postgree ou SQLite) será necessário sempre entrar com usuário e senha para abrir.
      Arquivos XML são fáceis de manipular e manter, não exigem infraestrutura própria. Já bancos de dados são mais complexos de serem implementados, mas bons tutoriais existentes na internet podem ajudar na configuração.
      Espero ter ajudado.

  4. engividal says:

    Utilizo o Gnucash há uns dois anos e não sabia dessa função.
    Muito obrigado pela dica.

  5. Duka says:

    Boa Tarde André!

    Primeiramente obrigado pelos seus artigos, são muito bem esclarecedores e me ajudaram em muito na minha adoção do gnucash. Sobre O fechamento do balanço eu fiquei com uma dúvida. Qual a sua sugestão para a criação das contas de patrimônio líquido que receberá a partida do total das receitas e despesas? No print do seu arquivo tem só o início do nome das contas, você está colocando todas as duas partidas (receitas e despesas) na mesma conta?

    Abraços

    • Andre Mateus says:

      Boa tarde,
      Obrigado pela mensagem e comentário.
      Na conta de patrimônio líquido eu realizei apenas uma transação, que é a transação inicial. Os lançamentos de contrapartida das receitas e despesas são registrados automaticamente pelo sistema quando se executa o comando de fechamento de balanço.
      Quanto do nome da conta de patrimônio líquido eu denominei simplesmente ‘Líquido’.
      Espero ter ajuda.
      Abraços.

    • Andre Mateus says:

      Boa tarde Duka.
      Obrigado pela mensagem, fico feliz de saber que o material divulgado tem sido útil para as pessoas.
      Quanto ao fechamento eu uso sempre as opções padrão do sistema, quero dizer, todas as transações que são criadas automaticamente nesta funcionalidade são refletidas na conta única de patrimônio que mantenho (esta conta existe desde o início).
      Espero ter esclarecido.
      Abraços e tenha excelente ano novo.

  6. Augusto says:

    Estou quase migrando ou melhor começando a usar o GnuCash porém como o colega acima disse não tem nada de colocar senha?? Acho isso muito vulnerável colocar a sua vida financeira em um programa e o mesmo ser aberto a todo mundo que acessar o PC ou MAC ?!!

    Por ser um software realizado em codigo aberto não seria possível criarem algo que desse pra entrar com senha afim de bloquear o software?!! Se o fizerem ai sim seria ideal para mim, caso contrário infelizmente acho que terei que ir pra outro software que ainda não sei qual será. Por favor tentem colocar senha nele.

    • Andre Mateus says:

      Augusto. Crie uma base de dados no MySQL e armazene teus dados lá. Sempre que vc acessar irá pedir usuário e senha. Bingo! Teus dados estarão protegidos com usuário e senha.
      Ponto negativo: demora um pouco mais abrir o GNUCash usando SQL.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: