Sobre Andre Mateus
Sou profissional da área de tecnologia e engenharia. Gosto de assuntos que contribuam para a compreensão dos ambientes que vivemos.

9 Responses to GNUCASH – Cartão de crédito – Apresentação em vídeo

  1. Bruno Cunha says:

    Olá Andre!

    Utilizo o GnuCash desde 2007 e adoro controlar as minhas despesas pessoais por ele, mas o engraçado é que utilizo o controle do Cartão de Crédito diferente da forma como você explicou.

    Como a fatura do meu cartão sempre vence no dia 09 de cada mês, registro as parcelas e despesas numa conta do tipo Cartão de Crédito, igual a você, porém, na coluna “Data”, lanço a data do próximo vencimento da fatura. Dessa forma, todas as minhas despesas de uma fatura ficam agrupadas por uma mesma data.

    A data da realização da compra eu lanço na coluna “Nº” no formado AAAAMMDD, ou seja, se a compra tiver sido feita no dia 19/10/2013, registro como 20131019.

    Prefiro dessa forma pois tenho sempre agrupado as faturas futuras, pois adoro fazer compras parceladas. 😉

    No geral tanto a sua, quanto a minha forma de trabalho funcional, é só questão de gosto, apesar de que a minha não deve ser muito aceita pelos formados em contabilidade.

    Abs!

  2. Nonato says:

    Ola Andre, tudo bem?
    Descobri seu tutorial na internet e gostei do material. Mas estou com um pequeno problema, comprei um notebook e o sistema operacional e o winows 8 e veio em ingles. O problema e que nao estou conseguindo instalar o gnucash em portugues, vc poderia me dar uma dica de como fazer isso? Ja troquei a opcao de lingua para o Portugues e mesmo assim o gnucash nao instala em portugues, o q devo fazer? Muito obrigado. Nonato

    • Andre Mateus says:

      Boa tarde Nonato,
      Isso acontece porque quando você instalou o GNUCASH pela primeira vez no teu sistema, ele estava com o idioma inglês (system language). Quando o GNUCASH é instalado ele toma como padrão o idioma do sistema e grava estas informações com preferencias em arquivos de sistema, gravados na tua pasta do usuário (C:\Users\\). Configure o teu Windows Explorer para visualizar arquivos ocultos e de sistema que neste caminho existem pastas com nome .gnu… Desinstale o GNUCASH, apague estas pastas e reinstale o software. Pronto.
      Abraços e ótimo 2014.

      • Nonato says:

        Voce tinha razao. Fiz o que vc disse e deu certo. Muito obrigado e Um bom 2014 com GnuCash para nos. Voce e o cara do GnuCash!!!

  3. Obrigado por compartilhar o vídeo. Muito instrutivo.

    Gostaria de colocar uma ideia sobre a forma de lançar as compras parceladas. No meu entender, todas as parcelas já existem desde a data da compra. Então eu colocaria 15/08 em todas elas. Eu só não sei ainda como poderia dizer que o vencimento da parcela é futuro. Eu tenho mesmo que usar a data do lançamento para isso? Não existe um outro campo no GnuCash que permita lançar a data do vencimento da parcela?

    Obrigado!

  4. Herval says:

    Seus videos são excelentes, continue compartilhando seu conhecimento sobre o uso do Gnucash! Obrigado!

  5. Rafael says:

    Olá André.
    Muito legal sua iniciativa de ajudar no uso do gnucash.
    Seria possível você agrupar os artigos em uma espécie de ebook?
    Seria legal de graça, mas quem sabe não está aí uma ideia pra você publicar na Amazon? 🙂

  6. Elfon says:

    Tenho uma empresa e criei uma Conta “Cartões de Crédito” do tipo “C.A Receber” para o recebimento dos pagamentos feitos por cartões de crédito. Sei que os lançamentos podem ser feitos entre a conta “Venda” “Cartões de Crédito”. Como faço os lançamentos nesta conta, pois a mesma possui a coluna “Data” e “Data de Pagamento”. Deve ser lançado manualmente ou feita uma fatura para cada venda e depois enviada ao plano de contas? Se puder ajudar agradeço.

  7. Fernando Baroni says:

    Parabéns pelo video, ficou excelente.

    Estou vindo do YNAB4 e o GnuCash me chama a atenção pela natureza open-source, e seus vídeos me auxiliaram a entender como funciona essa ferramenta!

Deixe um comentário

