GNUCASH – Gerenciador Financeiro-Contábil

O controle financeiro pessoal exige de todos nós esforços a fim de não temos surpresas desagradáveis do tipo “sobra dia no meu mês e as contas não estão pagas”.

O ditado popular diz que devemos exercitar a economia para alcançar a felicidade praticando o “gastar menos que ganhamos”. É fácil de entendê-lo já que conseguindo alcançar este objetivo não sentiremos a tensão e frustração que nos acompanha quando não conseguimos honrar com nossos compromissos financeiros.

Existem alguns mecanismos que podem nos ajudar. Planilhas de controle são comumente utilizadas para estes propósitos. Desde as mais simples tabela de direitos e deveres até as mais elaboradas contendo resultados programação e gráficos, elas podem entregar o resultado final de registrar e visualizar os resultados das ações que tomamos com nosso dinheiro. Entretanto, e salvo casos, estas planilhas devem ser construídas por aqueles que a utilizarão. Pode ser uma tarefa trabalhosa conseguirmos que nosso produto desenvolvido mostre facilmente as análises que queremos visualizar, como por exemplo, relatórios ou valores que se atualizam automaticamente em finais de meses ou anos.

O Microsoft Money é uma boa e completa solução para o gerenciamento financeiro-contábil, porém exige custo de licença e , para nós brasileiros, não existe uma nova versão do produto desde a versão 99.

Fazendo uma busca na internet, fui para no artigo Wikipédia do Money, para saber mais a respeito e tive a felicidade e curiosidade em ler a seção de programas similares e encontrei, baseado em open source, chamado GNUCASH [download]. Despretensiosamente naveguei até a página do software para conhecer melhor do que se tratava. Tive uma excelente surpresa. Encontrei uma aplicação para contabilidade financeira pessoal e pequenas empresas.

Este software foi concebido para ser fácil de usar, e ao mesmo tempo poderoso e flexível. Poderoso por apresentar ferramentas completas de controle contábil e flexível por deixar o usuário escolher qual o nível de rastreabilidade dos dados financeiros que se quer ter, desde as despesas do dinheiro da carteira no dia a dia, até contas de investimentos em ações e grandes empréstimos. É tão rápido e intuitivo de usar quanto um livro de registro de direitos e deveres. É baseado em princípios profissionais de contabilidade para assegurar relatórios de balanço e relatórios de contas exatos.

Algumas características de destaque são:

  • Lançamentos em partidas dobradas
  • Relatórios e gráficos
  • Transações agendadas
  • Cálculos de financiamentos

O software está na versão estável 2.4.7 bem testada e considerada apropriada para uso do dia a dia. Possui instaladores para MS Windows XP / Vista e 7 e para Mac OS X (Intel e Power PC). A maioria das distribuições LINUX traz empacotado o GNUCASH, embora não seja sempre a versão mais recente. Ainda assim é recomendável usar a versão que vem com a distribuição. Para mais informações sobre as maneiras de instalar o GNUCASH nas distribuições mais famosas do LINUX, consulte o site http://www.gnucash.org/download.phtml (em inglês).

Para ajudar a utilizar as funcionalidades do programa, temos que entender alguns conceitos fundamentais da contabilidade. Os próximos artigos serão orientados a estes conceitos. Até lá.

Sobre Andre Mateus
Sou profissional da área de tecnologia e engenharia. Gosto de assuntos que contribuam para a compreensão dos ambientes que vivemos.

2 Responses to GNUCASH – Gerenciador Financeiro-Contábil

  1. engividal says:

    Legal os posts sobre gnucash andre.
    Ja utilizo a alguns meses.
    Uma pergunta voce ja conseguiu criar algum relatorio personalizado?

    • Andre Mateus says:

      Caro Engividal,
      Comecei a minha utilização do fantástico GNUCash em julho e ainda não me dediquei à criação de algum relatório personalizado. Atualmente estou desvendando as funcionalidades e características do sistema. Assim que eu explorar os meios de desenvolvimento baseado no GnuCash eu compartilho a experiência.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços,

Deixe um comentário