GNUCASH – Cartões de Crédito (2 de 2)

Neste artigo veremos um pouco da prática para a manipulação de informações de cartão de crédito utilizando o GNUCASH. Lembrando que o cartão de crético representa um Passivo.

Colocando tudo junto

Agora que nós cobrimos as ideias básicas envolvidas nas diversas operações que você deve fazer para controlar com sucesso o uso do cartão de crédito no GNUCASH, vamos apresentar por um exemplo. Neste exemplo, vamos fazer compras com cartão de crédito, o estorno de duas das compras, gastos com juros cobrados sobre o saldo devedor, conciliar a conta de cartão de crédito, e, finalmente, fazer um pagamento parcial do cartão de crédito.

Abrindo o arquivo do GNUCASH

Comece com a abertura do arquivo de dados gcashdata_5 armazenado anteriormente, e salve-o como gcashdata_6. A janela principal deve ser algo como isto:

Estrutura de contas inicial para o rastreamento de um cartão de crédito.

Compras

Vamos fazer algumas compras com nosso cartão de crédito. Iniciemos pela compra no valor de $25 em comida no Café Greasy Spoon, o valor de $100 em roupas na Faux Pas Modas, o valor de $24 em combustível, $125 em mantimentos e itens para casa na Mercearia R Us (divido entre $85 em mantimentos e $40 nos itens pra casa) e finalmente, $60 de itens para casa no CheapMart.

Vamos refazer o exercício do artigo anterior com a compra da calça jeans por $74,99 em 3 de novembro e estornar a compra com a devolução, dois dias depois.

A janela de registro fica semelhante à:

Compras iniciais do cartão de crédito.

Estornos

Agora suponha que em 15 de novembro você devolva as roupas compradas em 11/11 e eles retornam o crédito para o cartão. Então lance a transação para o estorno do credito para os $100. Lembre de usar a mesma conta de transferência usada originalmente na compra e lance o montante na coluna Pagamento. O GNUCASH automaticamente completa por você o nome e a conta de transferência, mas também lançará automaticamente o valor de $100 na coluna Cobrar. Você precisará lançar novamente o montante na coluna Pagamento. A transação se parecerá como esta:

Devolução das roupas para a Faux Pas Modas, estorna para o cartão de crédito.

Pagamento de juros

Depois do mês de gastos, de modo infortúnio, a fatura do cartão chega pelo correio ou é acessada pela internet. Você percebe a cobrança de $20 em juros ou encargos no dia do fechamento da fatura devido a um saldo deixado do mês anterior. Estes itens são lançados na conta do cartão como uma despesa.

Cobrança de encargos

Conciliação

Quando sua fatura de cartão de crédito chega você deve reconciliar sua conta cartão de crédito com este documento. Isto é feito usando a funcionalidade de reconciliação embutida no GNUCASH. Selecione a conta de cartão de crédito e clique em “Ações → Reconciliar…”. Este procedimento de conciliação é descrito em detalhes na seção chamada “Conciliação” do artigo GNUCASH – Transações (2 de 2), mas vamos passar através deste processo aqui também. Para este exemplo, vamos supor que a declaração de cartão de crédito é datado de 1º de dezembro, com um saldo final de $ 455. Insira estes valores para a janela Reconciliar inicial, conforme mostrado.

Janela inicial de reconciliação de conta.

Durante o processo de reconciliação, você marca cada transação na conta que você confirmar que aparece em ambas as listas, tanto na conta do GNUCASH quanto no extrato do cartão de crédito. Para este exemplo, como mostrado na figura abaixo, há uma diferença de $ 300 entre as contas do GNUCASH e do extrato de cartão de crédito.

A janela principal para reconciliação demonstra uma discrepância de $300.

Depois de alguma investigação se descobre que você esqueceu-se de registrar um pagamento para a empresa de cartão de crédito que você fez em 05 de novembro por $300, você deve entrar nesta operação de pagamento de sua conta bancária no cartão de crédito. Agora, o cartão de crédito e sua conta GNUCASH podem ser reconciliados, com um saldo de $455.

Pagamento

Supondo que você tenha completado a reconciliação da sua conta de cartão de crédito, você precisa fazer um pagamento para a empresa de cartão de crédito. Neste exemplo, nós devemos $455, mas será realizado um pagamento parcial de $300. Para fazer isso, digite uma transação de sua conta bancária para a conta de cartão de crédito com o valor de $300, o qual deverá reduzir o saldo do cartão de crédito para $155. Seu crédito registo conta de cartão deve aparecer assim:

Registros da conta depois de realizados a reconciliação e o pagamento.

Volte para a janela principal e salve o arquivo (gcashdata_6). Seu plano de contas está evoluindo e a aparência deve se parecer assim:

O plano de contas depois da reconciliação e pagamento.

O próximo assunto que veremos será a manipulação de informações de empréstimos usando o GNUCASH. Até lá.

Anúncios

Sobre Andre Mateus
Sou profissional da área de tecnologia e engenharia. Gosto de assuntos que contribuam para a compreensão dos ambientes que vivemos.

2 Responses to GNUCASH – Cartões de Crédito (2 de 2)

  1. Márcio Fernando Thomas says:

    André,

    Como funcionam os lançamentos de compras parceladas no cartão de crédito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: