Quatro dicas de fundamentos para Gerenciar um Projeto
24 de março de 2018 1 Comentário
É fácil se perder em detalhes e esquecer que todo projeto, não importa quão simples ou complexo ele possa ser, é feito dos mesmos passos essenciais necessários para ser bem-sucedido. Mas quais são estes passos?
Iniciação
Durante este importante primeiro passo, você se reúne com os stakeholders principais, obtendo dados para a documentar e elaborar as primeiras versões daqueles que serão os documentos vitais que servirão de guia ao logo do projeto.
Estão inclusos: o Business Case, Termo de abertura (Project Charter), estudos de viabilidade, o orçamento inicial e o planejamento dos recursos. (Algumas vezes o Business Case é elaborado pela diretoria ou outros níveis mais elevados).
A partir daí é hora de se encontrar com a liderança e apresentar os planos para o projeto, para então obter as devidas aprovações e fundos necessários.
Dica: As reuniões não precisam necessariamente ser presenciais. Juntar os stakeholders o mais cedo possível através de uma ferramenta de comunicação eficaz pode alcançar o objetivo de promover o engajamento e colaboração ao projeto.
Planejamento
Agora é hora de preparar o caminho criando um cronograma e atribuindo os recursos adequados. Além do mais é necessário detalhar tarefas grandes em menores e criar os marcos ao longo da jornada para indicar quando uma fase do projeto está completa.
Boa prática: não mantenha o planejamento de cronograma e recursos em Excel. Inicie preferencialmente de maneira correta com uma ferramenta online de gestão de projetos que permita gerenciar a movimentação das partes em tempo real.
Execução e Construção
É neste ponto que ‘os pneus encontram o asfalto’, com a equipe trabalhando no objetivo de completar suas tarefas. É necessário monitorar o projeto de forma diária para assegurar que seja feito o aquilo que se é esperado fazer no tempo e dentro do orçamento.
Uma parte do trabalho do gerente do projeto é gerenciar os riscos inerentes em cada projeto, preparando-se para isso e respondendo conforme necessário. Isto inclui gerenciar as comunicações com os integrantes das equipes para saberem o que eles precisam fazer.
O gerente não está limitado às tarefas de monitoração, mas também fornecer os reports para todas as partes interessadas. Eles irão esperar reports regulares sobre o progresso.
Dica: use painéis em tempo real para compartilhar informações com os stakeholders. Eles poderão gostar de ver claramente os dados do projeto e perceber as respectivas ações.
Encerramento
O projeto está feito, mas não ainda concluído até cruzar todos os t’s e colocar cada pingo nos i’s. O que significa encerrar os vários contratos firmados no início dos trabalhos.
Também significa liberar as entregas e arquivar toda a documentação. Você pode precisar retornar a eles ou eles podem servir de desenho inicial ao iniciar um novo trabalho similar no futuro.
Dica: E não se esqueça de celebrar os sucessos com sua equipe!