Quatro dicas de fundamentos para Gerenciar um Projeto

É fácil se perder em detalhes e esquecer que todo projeto, não importa quão simples ou complexo ele possa ser, é feito dos mesmos passos essenciais necessários para ser bem-sucedido. Mas quais são estes passos?

Iniciação

Durante este importante primeiro passo, você se reúne com os stakeholders principais, obtendo dados para a documentar e elaborar as primeiras versões daqueles que serão os documentos vitais que servirão de guia ao logo do projeto.

Estão inclusos: o Business Case, Termo de abertura (Project Charter), estudos de viabilidade, o orçamento inicial e o planejamento dos recursos. (Algumas vezes o Business Case é elaborado pela diretoria ou outros níveis mais elevados).

A partir daí é hora de se encontrar com a liderança e apresentar os planos para o projeto, para então obter as devidas aprovações e fundos necessários.

Dica: As reuniões não precisam necessariamente ser presenciais. Juntar os stakeholders o mais cedo possível através de uma ferramenta de comunicação eficaz pode alcançar o objetivo de promover o engajamento e colaboração ao projeto.

Planejamento

Agora é hora de preparar o caminho criando um cronograma e atribuindo os recursos adequados. Além do mais é necessário detalhar tarefas grandes em menores e criar os marcos ao longo da jornada para indicar quando uma fase do projeto está completa.

Boa prática: não mantenha o planejamento de cronograma e recursos em Excel. Inicie preferencialmente de maneira correta com uma ferramenta online de gestão de projetos que permita gerenciar a movimentação das partes em tempo real.

Execução e Construção

É neste ponto que ‘os pneus encontram o asfalto’, com a equipe trabalhando no objetivo de completar suas tarefas. É necessário monitorar o projeto de forma diária para assegurar que seja feito o aquilo que se é esperado fazer no tempo e dentro do orçamento.

Uma parte do trabalho do gerente do projeto é gerenciar os riscos inerentes em cada projeto, preparando-se para isso e respondendo conforme necessário. Isto inclui gerenciar as comunicações com os integrantes das equipes para saberem o que eles precisam fazer.

O gerente não está limitado às tarefas de monitoração, mas também fornecer os reports para todas as partes interessadas. Eles irão esperar reports regulares sobre o progresso.

Dica: use painéis em tempo real para compartilhar informações com os stakeholders. Eles poderão gostar de ver claramente os dados do projeto e perceber as respectivas ações.

Encerramento

O projeto está feito, mas não ainda concluído até cruzar todos os t’s e colocar cada pingo nos i’s. O que significa encerrar os vários contratos firmados no início dos trabalhos.

Também significa liberar as entregas e arquivar toda a documentação. Você pode precisar retornar a eles ou eles podem servir de desenho inicial ao iniciar um novo trabalho similar no futuro.

Dica: E não se esqueça de celebrar os sucessos com sua equipe!

Typingweb – tutorial de digitação

Caro leitor. Eu utilizo este espaço quase exclusivamente para divulgação do gnucash, mas gostaria de compartilhar com todos uma outra ferramenta. Trata-se dos exercícios de digitação typingweb. É um tutorial online de digitação e o melhor, é gratuito. Qual o propósito desse assunto? Não tenho nenhum interesse comercial e não ganho comissão do site. Apenas divulgar. Atualmente passamos bastante tempo na frente do computador seja no trabalho, para nos comunicar, etc. então é importante que sejamos eficazes na utilização do teclado, que ainda é sem dúvida a forma mais usada para executar entradas.

Portanto recomendo realizar o cadastro e fazer os exercícios iniciais para fixação da técnica e obtenção de velocidade na digitação.

Abraços a todos.

GNUCASH – Transações – Apresentação em vídeo

Mais um vídeos. Este apresenta o conceito de transações.

GNUCASH – Contas – Apresentação em vídeo

Neste vídeo é mostrado como criar um novo plano de contas.

Até o próximo.

GNUCASH – O Básico – Apresentação em vídeo

Seja bem vindo a mais um vídeo que demonstra os conceitos e funcionalidades do GNUCASH.

Abraços

GNUCASH – Divulgação em vídeo aulas

O objetivo é transformar todo o conteúdo do site em vídeos para facilitar a vida de quem busca informações sobre o software.

Abraços

Anúncio: GNUCASH Release 2.4.12

Versão 2.4.12 do GNUCASH foi liberada:

A equipe de desenvolvimento do GNUCASH orgulhosamente anuncia a versão 2.4.12, a nona release de correção de bugs é uma séria de estabilizações do software. Com esta série de ‘releases’ (em especial 2.4.X) o GNUCASH pode usar uma base SQL gerenciada por SQLite, MySQL ou PostgreSQL. Pode ser operado em GNU/Linux, *BSD, Solaris, Microssft Windows e Mac OSX.

Downloads:

Windows (Win32 binary) Gnucash 2.4.12 Win32 setup executable – pode ser baixado do Sourceforge. Este executável irá instalar tudo o que é necessário para rodar o GNUCASH.
Mac OS (Mac OSX binary) Gnucash 2.4.12 MacOSX package
Código fonte GNUCASH

Para compilar o gnucash a partir do código fonte é necessário Gnome 2, guile, slib. Também é necessário swig se compilado a partir do subversion.

smartbuy – Negociação e Educação Financeira

Aplicativo aumenta o poder de negociação com princípios de educação financeira

Pessoas com celulares inteligentes, os chamados smartphones, contam agora com um aplicativo que as ajudam a se planejar melhor durante as compras e até mesmo ao fazer financiamentos. “É um aplicativo de finanças pessoais que colabora com as informações que precisamos ter em mãos na hora de negociar empréstimos, financiamentos, comprar móveis e eletrodomésticos, veículos e até imóveis”, explica o Arquiteto de Softwares Caio Azevedo, criador do smartBuy.

A interface do app é simples, intuitiva e acessível a qualquer pessoa. A tela inicial disponibiliza as quatro funcionalidades principais: financiamento, economize, negocie e imóvel. Financiamento traz as situações rotineiras de vendas a prazo. Através do aplicativo é possível saber quanto se está pagando, a taxa de juros efetiva e fazer a comparação dos recursos se investidos. Em Economize, dá para planeja a compra à vista, ver a projeção do dinheiro no futuro, tudo com acompanhamento gráfico. Já a funcionalidade Negocie, determina o valor da prestação que se adapta à realidade do usuário, o tempo do financiamento e evolução do saldo devedor, permitindo negociar a redução na taxa de juros. Finalmente, o item Imóvel esclarece com dados reais os principais sistemas de financiamento imobiliário – SAC e PRICE, permitindo selecionar o que melhor se adapta às condições do cliente.

Segundo o idealizador do aplicativo, o principal objetivo é fazer com que os usuários economizem dinheiro, seja com planejamento ou na hora da negociação. “Quando fui trocar de carro, durante a negociação na loja, munido de gráficos e dados precisos, reduzi em 0.2% a taxa de juros inicialmente cobrada, e fechamos o negócio com o número e valor das prestações dentro do meu orçamento, o que representou uma economia aproximada R$ 1.800,00 no valor inicialmente proposto”, relata Leonardo Calado, profissional da indústria farmacêutica e usuário do aplicativo.

O app, que está inicialmente disponível para plataforma Android, traz ainda infográficos ilustrativos e permite compartilhar as simulações com outras pessoas por e-mail, além do site, twitter e
fun page no facebook
, onde usuários compartilham situações onde o app foi útil.

O smartBuy está disponível na Google Market  para qualquer dispositivo compatível com Android 2.2 ou superior, nas versões de avaliação grátis e a completa. Uma versão para Windows 8 já está em desenvolvimento.